quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Torta Completa (com mandioquinha)

Parece um escondidinho, tem um creminho que parece um suflezinho mas na verdade é simplesmente deliciosa! esta torta vi no programa Mais Você e resolvi experimentar. Ela fica leve e dá vontade de ir comendo, comendo, comendo até não sobrar nadinha... porém como não gosto de carne de porco eu a fiz com carne de boi bem cozida, ficou ótima, assim, acredito que minha imaginação pode voar... carne seca, bacalhau... e por aí vai, ah! o prazer. Hummmmm

Eu adapto as receitas ao meu paladar, desta forma, a  receita original você encontra aqui:  http://www.receitas.com/maisvoce/torta-completa-4e54f345ddf17227fd0000a5

Ingredientes
Massa
  • 400 g de mandioquinha cozidas e amassadas (2 xícaras de chá)
  • 1 ovo
  • ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto

Recheio

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 500 g de carne de boi cortada em cubos cozida na panela de pressão
  • 1 cebola picadinha
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • 2 tomates picados sem sementes
  • 1 tablete de caldo de bacon
  • sal a gosto
  • salsinha e cebolinha verde picada a gosto

Cobertura 

  • 3 ovos
  • ¾ xícara (chá) de leite
  • 400 g de queijo minas
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Massa
1°- Numa tigela coloque 400 g de mandioquinha cozidas e amassadas, 1 ovo, ¼ xícara (chá) de farinha de trigo e sal a gosto e misture bem.
2°- Transfira a massa para um refratário (23,5 cm X 23,5 cm) untado com manteiga e forre o fundo com a massa de batata. Reserve.

Recheio

3°- Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de azeite, 500 g de carne de boi em cubos e temperada com sal e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) de alho picado, 2 tomates picados sem sementes, 1 tablete de caldo de bacon e sal a gosto e deixe cozinhar por +/- 15 minutos. Retire do fogo acrescente salsinha e cebolinha verde picada a gosto, misture e reserve.

Cobertura

4°- Coloque no liquidificador 3 ovos, ¾ xícara (chá) de leite, 400 g de queijo minas e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e bata bem.

Montagem

5°- Sobre a massa de batata coloque a carne de boi refogada e cubra com o creme de queijo batido. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 45 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Atenção: Tenha muito cuidado pois todos os passos levam sal.
              
Usando a imaginação será que o creme de queijo pode substituir o molho branco de uma lasanha? vou experimentar.

Fonte: Programa Mais Você, da Ana Maria Braga

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bruschetta de Férias

A temperatura de minha mão altera a massa de pão, por isso, pedi a minha irmã para fazê-la e não é que ela acertou! rsrsrsrs...
A minha irmã não gosta de cozinhar porém adora ver programas de culinária e ir ao mercado comprar os ingrediente para que eu possa fazer as gostosuras e hoje eu a peguei... Deu certo, ficou muito gostoso.
A receita original você encontra no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, como não gostamos de fritura foi feita na forma de pão, então, não foi acrescentado todos os preparativos do programa.
A bem da verdade o programa está deixando qualquer um de água na boca. Eta lele... é tudo de bom...
http://www.receitas.com/maisvoce/bruschetta-de-ferias-4e257784f38e6a38bf000aeb

Ingredientes

10 g de fermento biológico seco
50 g de açúcar
250 ml de água morna
1 ovo
50 g de manteiga derretida com 1 colher (café) de alho picado
10 g de sal
500 g de farinha de trigo

Modo de preparo
1°- Numa tigela coloque 10 g de fermento biológico, 50 g de açúcar, 250 ml de água morna e misture. Deixe o fermento agir por +/- 5 minutos ou até formar bolhas. Adicione 1 ovo, 50 g de manteiga derretida com 1 colher (café) de alho picado, 10 g de sal, 500 g de farinha de trigo e misture bem com as mãos. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por alguns minutos até que fique lisa e homogênea. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por pelo menos 1 h.

2°- Pegue pedaços da massa, forme bolinhas com as mãos, feitas conforme a Ana Maria ensinou no programa, pincele com gema de ovo, coloque gergelim e leve ao forno para assar.

Obs.: Atenção a água pois tivemos que colocar mais farinha mas deu certo.

Fonte: Programqa Mais Você

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolinho de batata doce

Foto de celular
Hummmmmmm!! eu fiz, ficou uma delícia. Tinha um bocado de tempo que eu não via o programa da Ana Maria Braga, agora como estou fazendo caminhada e ao chegar vou descansar antes dos afazeres, começei a ver o programa e surpresa, o quadro de culinária é ótimo, tenho feito alguns pratos e são deliciosos. Veja diretamente na página do Mais Você http://www.receitas.com/maisvoce/bolinhos-de-batata-doce-4df60f9eed33ed518900331d

Ingredientes:
  • 1 ½ xícara (chá) de linguiça calabresa, ralada no ralo grosso e refogada com alho (150g) 
  • salsinha picadinha a gosto 
  • 2 ovos batidos 
  • farinha de rosca para empanar 
  • óleo para fritar1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 800 g de batata doce cozida e espremida (5 xícaras de chá)
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (chá) de sal
  • ¾ xícara (chá) de farinha de trigo (90 g)
Modo de preparo Massa1°- Coloque numa panela 1 xícara (chá) de leite, 800 g de batata doce cozida e espremida, 1 colher (sopa) de margarina e 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo médio, mexendo por 1 minuto. Adicione ¾ xícara (chá) de farinha de trigo, misture rapidamente e cozinhe até formar uma massa homogênea que solte do fundo da panela. Deixe esfriar e reserve.

Recheio2°- Numa tigela misture 1 ½ xícara (chá) de linguiça calabresa, ralada no ralo grosso e refogada com alho e salsinha picadinha a gosto. Reserve. Montagem3°- Pegue uma porção de massa de batata doce e abra na palma das mãos. Coloque um pouco do recheio no centro da massa e modele no formato de bolinha. Repita o procedimento até terminarem os ingredientes da massa e do recheio.
4°- Passe as bolinhas em 2 ovos batidos, depois na farinha de rosca e frite em óleo a 180°C até dourar. Retire do fogo e deixe escorrer em papel toalha. Sirva em seguida.

Fonte: Ana Maria Braga - programa Mais Você

Feijão Amigo

Festa Junina! é tempo de juntar os amigos e comer as gostosuras da época, cada um faz um prato e a mesa fica farta e variada.
Quando estive no sitio de amigos em Guapimirim havia um caldo de feijão que ficou na memória, então, combinei com outra amiga prá ela fazer a canjiquinha amarela e fiz a minha versão do feijão.
Ups! esqueci de tirar a fotografia por isso usei a foto da panela de canjica doce, rsrsrs...

Ingredientes:

  • 1 k de feijão preto
  • 04 folhas de louro
  • 08 dentes de alho grande
  • uma colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos amassados ou moídos (a gosto)
  • 01 cebola 
  • sal a gosto
  • 1 kg de toucinho defumado
  • 1 kg linguiça calabresa

Mode de Fazer:
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro pois ficará mais fácil de cozinhar junto com as folhas de louro.
Cortar o toucinho defumado e a linguiça calabresa em pedaços pequenos para fritar. Fritar primeiro o toucinho e depois a linguiça na mesma panela; escorrer a gordura para ficar bem sequinhos e colocar em pratos separados. Reservar a gordura para refogar o feijão.
Divida em duas partes o feijão cozido. Refogue na gordura reservada: o alho, a cebola, a pimenta-do-reino e o sal com a metade do feijão, retirando as folhas de louro.  Bater no liquidificador. Junte o feijão refogado com a segunda metade e verifique o sal.
Sirva a seguir com o toucinho defumado e a linguiça calabresa frita por cima do caldo de feijão.
O tempero é sempre de acordo com o seu gosto.

Cocadinha de milho verde

Hummmm!!! minha amiga Beth fez esta cocada para a festa junina do condomínio e ela é simplesmente deliciosa.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de milho verde escorrido
2 xícaras (chá) de açúcar
200 g de coco ralado

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite condenado e o milho verde e ponha numa panela antiaderente. Junte o açúcar e o coco ralado. Leve ao fogo brando, mexendo até aparecer o fundo da panela. Retire do fogo, despeje em uma superfície lisa untada com manteiga e nivele a superfície com uma espátula. Deixe esfriar e corte em losangos. Para dar melhor ponto de corte, deixe a cocada sobre a superfície lisa de um dia para o outro, e só depois corte o doce.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sanduíche Romeu e Julieta

Este sanduiche eu vi no programa da Ana Maria Braga e resolvi fazer para o lanche. Ele fica super delicioso só achei muito doce já que se tem que mergulhar o "casadinho" no leite condensado.
Da próxima vez que o fizer vou adicionar leite comum ao leite condensado prá ver se fica menos doce. Você pode acessar o site diretamente e ver o vídeo do programa. Tem muita coisa legal lá.
http://www.receitas.com/maisvoce/sanduiches-de-romeu-e-julieta-4de4db1fb4d0440cb600277f

Ingredientes


1 pacote de pão de forma sem casca
200 g de goiabada amassada
1 lata de leite condensado
200 g de queijo meia cura ralado

Modo de preparo

1°- Afine as fatias de 1 pacote de pão de forma com um rolo de macarrão (uma a uma). Passe uma camada de goiabada amassada em um dos lados do pão e na outra fatia coloque um pouco queijo meia cura ralado. Coloque uma fatia de pão sobre a outra formando um sanduíche. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes.

2°- Com uma faça corte os sanduíches em 4 quadradinhos. Passe cada quadradinho no leite condensando e em seguida no queijo meia cura ralado.

3°- Coloque cada sanduíche numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 220°C por +/- 10 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Dica: Você pode substituir a goiabada por requeijão cremoso e empanar no coco ralado fresco.

Dica: Se a sua goiabada for muito dura, derreta-a no microondas ou em uma panelinha com um pouco de água.

RENDIMENTO: 40 quadradinhos

Sardinha na panela de pressão

Existem várias receitas na internet prá se fazer esta sardinha,vê-las me deu vontade de fazer, porém as fiz à minha maneira pois gosto de pratos rápidos, fáceis e saborosos, porém se alguém quiser os créditos é só entrar em contato.
A sardinha na pressão pode ser consumida tanto quente como fria, aqui em casa nós a consumimos com arroz, no lanche com torradas, no pão como sanduiche, com uma cervejinha gelada. É muito gostosa!
Como na cozinha  tudo depende do seu gosto e eu gosto muito de ervas, legumes e verduras uso-os de acordo com meu paladar.

Ingredientes:
  • 1 quilo de sardinha
  • tomates
  • cebolas
  • pimentão verde
  • molho de pimenta
  • coentro
  • salsa/cebolinha
  • alho picado (3 dentes)
  • azeite
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • ervas (especiarias opcional)
Modo de Fazer:
A parte tempere as sardinhas com sal e reserve.
Corte os tomates, as cebolas e os pimentões em rodelas finas e reserve.
Pique a salsa/cebolinha e o coentro e reserve, não precisa ser muito.
Disponha na panela de pressão em camadas as rodelas de tomates, cebolas, pimentão, as sardinhas e por cima a salsa/cebolinha e o coentro, salpique um pouco da pimenta-do-reino, azeite e assim sucessivamente. Coloco um pouquinho de extrato de tomate por último somente prá dar cor e molho de pimenta prá ficar "ardidinho" pois o colorido e o sabor me agradam.
Não sobra nada prá contar a história, rsrsrs...

domingo, 12 de junho de 2011

Requeijão Caseiro Parmesão


Foto de celular









A receita foi extraida do site http://www.eduguedes.com.br/. A primeira vez que fiz foi exatamente como descrito abaixo. Ficou tão gostosa que dividi com meus amigos.
Depois como a quantidade é grande,  passei a dividir o creme (mingau) em duas partes e a fazer variações de sabores tipo: queijo provolone, queijo gorgonzola, ervas finas, etc.
Ah! prá ficar mais saborosa passei a colocar em cada metade um pacotinho de creme de leite e o sabor que quiser. Deu certo.
Uso nos fins de semana e  nos mais diversos pratos, geralmente faço uns potinhos para os amigos e o restante consumo em menos de uma semana.

  • 1 litro de leite integral
  • 7 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite
  • 100 g de queijo tipo parmesão ralado

Modo de Preparar
Em uma panela, coloque o leite, o amido de milho, a manteiga, o sal e, mexendo sempre, deixe apurar no fogo médio até que engrosse bem (deve ficar parecido com um mingau). Deixe esfriar.

Em seguida, coloque esta mistura no liquidificador e bata por 5 minutos. Acrescente o creme de leite, o queijo e bata por mais 10 minutos.

Distribua o requeijão em vasilhas, cubra com plástico filme e deixe no refrigerador para gelar.

Fonte: Receita extraída do site do Edú Guedes.
Receita postada a pedido de uma leitora moradora na Suiça, Solange Dummermuth.





domingo, 22 de maio de 2011

Batata calabresa

Foto de celular


Como não vi o preparo completo do Jamie Oliver, da GNT, achei fácil e tinha os ingredientes em casa resolvi fazer. Nossa! ficou uma delícia!

Ingredientes:
  • batata 
  • alho 
  • alecrim 
  • azeite
  • sal
  • salsinha
  • pimenta do reino
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas, no meu caso foi aquelas bem pequenininhas, junto com o dente de alho inteiro. Depois de cozidos, escorra-os e coloque em uma frigideira, pressione as batatas , somente para que quebre a casca, não é prá amassar, isto serve para que o sabor dos temperos penetre-as e coloque-as em uma frigideira com azeite para que doure.
Amasse o alho cosido e misture com o alecrim, a pimenta-do-reino, sal a gosto e despeje sobre as batatas deixando dourar mais um pouco, por último coloque a salsinha e mais um fio de azeite e doure mais um pouquinho..
No meu caso como não tinha alecrim fresco, usei o alecrim seco; acho que, com o alecrim fresco, ficará mais saborosa.
Servi com carne assada, o arroz branco é só pra quem quiser misturar pois a batatinha somente é uma delícia..

domingo, 8 de maio de 2011

Lazanha a minha moda

Foto de celular
Tem 03 meses que minha mãe faleceu e eu estava triste com o dia das MÃES, fui à igreja e não me motivei para sair, assim, resolvi  fazer o que tinha em casa. Fiz algo simples porém com um sabor diferente, ou seja, algo que pode ser considerado uma lasanha de legumes e que pode ser adaptada a qualquer gosto e sabor, ficou delícia!
Dizem os grandes Chefs (Claude Troigros, Oliver Anquier, Jamie Oliver e outros) que na cozinha tudo é uma questão de: gosto, prazer, felicidade, assim, vou misturando, aprendendo com eles pois a faculdade de gastronomia é muito cara. Tenho prazer em cozinhar e vou aliviando minhas tristezas com pequenos pedaços de sabor.

INGREDIENTES

  • Abobrinha
  • Batatas
  • Beringela
Molho branco
  • Noz moscada 
  • Farinha de trigo 
  • Cebola
  • Queijo mussarela ralado
Molho de carne
  • 400g de Carne moída
Obs.: O molho deve ser feito da forma que você gosta.
Obs.: Queijo parmesão somente será usado para por no prato para servir.

Modo de fazer
  1. A abobrinha e beringela na quantidade que quiser, fatiados bem finhinhos, deverão ser grelhados a seu gosto; 
  2. A batata fatiada bem fininha, cozida no microondas.
  3. Fazer um molho com a carne moída a seu gosto; a carne pode ser substituída por soja em grãos com os temperos a seu gosto.
  4. Fatiar a cebola bem fininha para utilizar no molho branco, eu gosto de bastante cebola, depois de pronto o molho misturar a mussarela.
  5. Distribuir no tabuleiro alternando as fatias de abobrinha, de beringela e de batata, colocar por cima de cada camada de legume um pouco do molho de carne, a última camada é de batata e por cima dela o molho branco. Levar ao forno para gratinar.
Obs.: A batata substitui o macarrão e o arroz.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Legumes com ervas finas

Foto de celular
  • Batata
  • Cenoura
  • Pimentão
  • Cebola
  • Tomate
  • Salsa/cebolinha
  • Ervas finas

Modo de fazer:
Pique os legumes todos finos, na quantidade que queira, coloque em um tabuleiro untado, salpíque sal a gosto,  por cima deles as ervas, tampe-os com papel alumínio e deixe cozinhar no próprio vapor (depende da quantidade o tempo de cozimento) até que fiquem a seu gosto. Sirva com azeite por cima.

Obs.: No mercado você encontra os pacotinhos de ervas finas.

Arroz a minha moda

Foto de celular
Queria um arroz diferente, então fiz:
  •  Um caldo com a casca do camarão
  • Camarão a quantidade que desejar
  • Arroz (sobras que encontrei na geladeira)
  • sal a gosto
  • limão a gosto
  • 1 pcte de creme de leite
Modo de Fazer:
Dourei uma fatias de cebola, coloquei o caldo do camarão, esperei levantar a fervura, adicionei o camarão e o arroz, deixei uns 5 minutos até secar um pouco o caldo e misturei o creme de leite, coloquei salsinhas para decorar. Servi logo a seguir. Meu filho adorou!

Peixe com ervas

    Foto de celular
  • 1 kg de peixe do seu gosto (no meu caso foi anchova)
  • sal a gosto
  • limão a gosto
  • pimenta-do-reino em grãos amassados
  • gengibre a gosto
  • coentro a gosto
Modo de fazer:
Tempere com sal e limão, reserve por mais ou menos 5/10 minutos; coloque no tabuleiro untado com óleo, coloque por cima um pouco o azeite, a pimenta-do-reino (triturada em um pilão ou moedor), o gengibre ralado e o coentro (pode ser desidratado). Deixe no forno até assar.

OBS.: o peixe é aberto sem a espinha central, tomar cuidado para que o mesmo não fique muito seco.

domingo, 17 de abril de 2011

Brigadeirão de Microondas


Ingredientes:
01 lata de creme de leite
03 ovos
01 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
01 xícara (chá) de chocolate em pó
05 colheres (sopa) de açúcar
Manteiga para untar
Chocolate granulado para decorar
MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte muito bem a fôrma refratária de fundo central e despeje a mistura batida. Leve ao microondas por 6-8 mituos em potência alta. Desenforme ainda morno e enfeite com o chocolate granulado.

Atenção: Lembre-se de usar forma própria para microondas.
Fonte. Receita.com da Globo
Fotografia: Marcelo de Breyne
OBS: Como a faxineira jogou a pilha recarregável de minha máquina fora, usei a fotografia do Marcelo; o resultado foi o mesmo, ou seja, lindo e gostoso.Rsrsrs... quando desenformei também ficou meio tortinho no prato. 

segunda-feira, 7 de março de 2011

Salada de Feijão Branco

Ingredientes:

• 2 xícaras (chá) de feijão branco
• 1 folha de louro
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 2 dentes de alho amassados
• 1/2 pimentão vermelho em cubinhos
• 1/4 de xícara (chá) de vinagre de maçã
• salsinha e cebolinhas picadas a gosto
• folhas verdes para servir
• sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Lave os feijões e deixe de molho em água fria por 4 horas. Escorra e coloque os feijões numa panela de pressão com a folha de louro e 1/2 colher (sopa) de sal, cubra com água e cozinhe por 15 minutos, contando a partir da saída do vapor.
Aqueça o azeite em uma frigideira e acrescente o alho. Frite até começar soltar o perfume. Junte o pimentão e frite-o por 3 a 4 minutos. Acrescente os feijões cozidos al dente e mexa para misturar tudo. Apague o fogo e deixe esfriar.
Transfira os feijões para uma bacia e tempere com o vinagre, a salsinha, a cebolinha, sal e pimenta-do-reino. Leve à geladeira pelo menos 2 horas.
Faça uma cama com as folhas verdes na travessa de serviço e arranje a salada de feijões.

Obs.: No lugar do pimentão vermelho, usei o verde; também não usei as folhas verdes na travessa. Ficou muito saboroso.

Fonte: Pacote de feijão branco Carreteiro.

Quibe com cobertura árabe crocante

Fiz este quibe hoje para nosso almoço, ele fica simplesmente delicioso pois não fica seco.

Ingrediente:
• 01 xícara (chá) de trigo para quibe (160g)
• 01 kg de carne moída
• 1 cebola ralada
• 03 a 04 colheres (sopa) de margarina
• 02 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
• Sal e pimenta síria a gosto

Cobertura:
• 02 copos de iogurte natural (400g)
• 02 colheres (sopa) de azeite
• 02 colheres (sopa) de hortelã picadas
• Sal a gosto
• 01 pacote de batata palha

Modo de Fazer:
Lave bem o trigo e deixe-o de molho em água abundante por no mínimo 2 horas. Escorra e elimine o excesso de água, espremendo o trigo. Numa tigela, junte a carne, o trigo, a cebola, 02 colheres de sopa de margarina e a hortelã. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem até obter uma massa homogênea. Unte um refratário (de 20x 25cm) com margarina. Acomode a massa de quibe, alisando a superfície com as mãos molhadas. Com uma faca desenhe losango sobre a massa, sem aprofundar o traço. Em cada ponto de junção dos traços distribua um pedacinho de manteiga.
Leve ao fogo médio (180º), pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até a superfície ficar ligeiramente dourado.

Molho: Numa tigela misture iogurte e o azeite. Acrescente a hortelã e tempere com sal a gosto.

Montagem: Retire o quibe do forno e distribua pela superfície o molho e sobre ele as batatas. Sirva em seguida.

Variações: Acrescente a massa 03 colheres de sopa de castanha de caju torrada e picada ou pinólis (pinha ou pinhão (Wikipédia) encontrada em supermercado).

Fonte: Batata palha VISCONTI.

domingo, 6 de março de 2011

Receita de Frango ao Molho de Maracujá - Cyber Cook Receitas

Quando quero comer algo diferente, de fácil preparo e cujos ingredientes tenho em casa, procuro em meus cadernos ou navego pela internet nos vários sites ou blogs. Encontrei este frango no site da Cyber Cook que é de fácil preparo e fica simplesmente delicioso.

Assim, abaixo está a minha foto com o endereço do site para apanhar a receita.








Receita de Frango ao Molho de Maracujá - Cyber Cook Receitas

domingo, 2 de janeiro de 2011

Torrada Crocante na frigideira


Sabe aquele pão que já está meio "duro" que você vai jogar fora, esqueça, faça uma torrada crocante na frigideira.


INGREDIENTES:
  • pão
  • azeite
  • orégano
  • queijo parmesão
MODO DE FAZER
Corte o pão em cubos. Em uma frigideira esquente o azeite e coloque os pedacinhos de pão somente para dourar e ficar crocante, acrescente o óregano rapidamente e retire da frigideira. Reserve. Quando estiver tudo pronto, coloque o queijo parmesão e misture.

Pode ser servido puro ou, se preferir, junto com uma pasta de sua preferência, no meu caso, fiz uma pasta de manjericão com castanhas.

PASTA DE MANJERICÃO
  1. um molho de manjericão
  2. azeite a gosto
  3. castanhas a gosto
  4. sal a gosto
MODO DE FAZER
Coloque todos os ingredientes em um processador e misture. Tome cuidado prá não bater muito pois poderá ocorrer excesso de sumo do manjericão e sua pasta ficará prejudicada. Caso queira mais azeite é só acrescentar.
Fonte: Juntei as informações obtidas pela TV com o sabor da pasta que comprei tempos atrás na padaria e fiz um prato para petisco, ficou delícia.

Escondidinho de grão-de-bico


Era prá ser uma salada, mas, o grão-de-bico cozinhou demais; não esquenta, faça um escondidinho.
INGREDIENTES:
  • 500g de grão-de-bico
  • 300g de bacalhau
MODO DE FAZER:
Cozinhe o bacalhau e depois na mesma água cozinhe o grão-de-bico. Em um refratário coloque parte do grão de bico e sobre ele o bacalhau temperado a seu gosto. Cubra com o restante do purê de grão-de-bico e leve ao forno prá gratinar.
OBS.: Se quiser pode utilizar azeite para que a massa não fique muito seca.
2) Da próxima vez vou fazer adicionando creme de leite no purê de grão-de-bico prá ver como fica.
Fonte: Não tem pois errei o que ia fazer, rsrsrs..., era prá ser salada.

Pavê de Wafer


INGREDIENTES
  • 2 pacotes de biscoito wafer sabor chocolate (360g)
  • 200 g de coco fresco ralado para polvilhar
CREME
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 vidros de leite de coco (400ml)
  • 1 lata de leite condensado
COBERTURA
  • 1 lata de creme de leite
  • 250g de chocolate meio amargo derretido
MODO DE FAZER:
Misture a gelatina com o leite e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Bata no liqüidificador com os demais ingredientes do creme até formar uma mistura homogênea. Em um refratário, alterne camadas de biscoito e creme, terminando em creme. Leve à geladeira por 4 horas. Cubra o pavê com o creme de leite misturado com o chocolate, polvilhe com o coco e sirva gelado.
Fonte: Revista Pavê (Malu Receitas Doces)
OBS.: Como não gosto muito de coco, diminui as quantidades e utilizei o coco ralado de saquinho comprado em supermercado somente por cima. De qualquer forma, ficou muito bom.

Pavê de Pêssego


INGREDIENTES
  • 1 pacote de biscoito champanhe (180g)
  • Chantilly para decorar (comprar pronto)

RECHEIO:
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de maisena
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 4 gemas peneiradas
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 200g de chocolate branco derretido
  • 1 lata de pêssego em calda picado (reserve a calda)
MODO DE FAZER:
Para o recheio, leve ao fogo médio o leite condensado, a maisena dissovilda no leite, as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo e misture com a baunilha e o chocolate. Umedeça os biscoitos na calda do pêssego e, em seguida intercale camadas de biscoito, creme e pêssegos picados (reserve para decorar), terminando em creme e pêssego. Cubra com chantilly e decore com o pêssego reservado. Gele por 4 horas e sirva.

Fonte: Revista Pavês (Malu Receitas Doces)

sábado, 1 de janeiro de 2011

PEIXE A NOSSA MODA


INGREDIENTES:
  • 1 peixe inteiro (salmão)
  • azeite
  • açúcar mascavo
  • 1 pacote de biscoito salgado (tipo pizza)
  • 100 g de manteiga
  • limão
  • castanha
  • sal a gosto
MODO DE FAZER:
  1. Compre o peixe de sua preferência, no meu caso usei o salmão (dourado ou namorado), corte-o em filé inteiro, assim terá duas metades e tempere com um pouco de sal e meio limão nos dois filés.
  2. Unte a assadeira com o azeite e salpique o açúcar mascavo e depois coloque o peixe na assadeira.
  3. Em um processador bata os ingredientes: biscoito, manteiga, 1/2 limão, castanha (opcional), óregano (opcional) e bata até que forme uma pasta.
  4. Cubra as duas partes do peixe com esta pasta e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar a crosta (pasta) (este tempo varia de acordo com o forno ou seu gosto).
  5. Retire do forno e sirva com arroz branco ou a "la grega" e salada verde.
NOTA: O açúcar mascavo deixará a pele do peixe levemente caramelizada; utilizei o biscoito Cream Cracker da Bauduco (Levissimo); tem que se tomar cuidado com o sal pois a manteiga e o biscoito são levemente salgados e o limão puxa o sal.
A pasta utilizada deixará o peixe molhadinho e levemente crocrante.

Fonte: conversa na feira com o peixeiro e outros compradores.
OBS.: Peça ao peixeiro para limpar e abrir por trás o peixe, com isso ele ficará sem a cabeça e a espinha dorsal, ficando um filé limpinho.








Esta receita peguei na feira e acrescentei alguns itens e o peixe ficou prá lá de gostoso.